sexta-feira, 23 de março de 2012

Resenha: Bakuman #01

Postado por Juliana Miriane às 17:20
Título: Bakuman #01
Subtítulo: Volume 1
Edição1
ISBN: 9784088746227
Editora: JBC
Ano: 2009
Páginas: 192


Bakuman é pra mim uma agradável surpresa. Tinha um pouco de preconceito com essa obra já que ela foge completamente do contexto do mangá anterior da dupla Tsugumi Ohba (roteirista) e Takeshi Obata (desenheista).

Bakuman lança um tema bem interessante: como fazer um mangá e como fazer ele dar certo, no país onde a concorrência é enorme e publicá-lo na revista mais famosa e de maior circulação no Japão (a Shonem Jump, onde são lançados Naruto,One Piece, Bleach etc..)  tudo isso aliado ao fato de você só ter 14 anos.

Diferente de Death Note que tínhamos lutas entre bem o mal (muitas vezes até ficamos confusos com o que era bem e o que era mal) nesse mangá não temos essa discussão, é a história de dois garotos tentando a vida com o que eles mais gostam, sem cadernos da morte e muito menos shinigamis.

A história é deliciosa de se ler, não posso deixar de comentar sobre o romance dos protagonistas, apesar de não ser o foco central da história dá um charme a mais na trama. O traço do Obata é super fluido e é quase impossível você não ficar se demorando em um quadrinho pra admirar o incrível detalhamento das imagens. Gostei muito também dos “respiros” dos quadrinhos, pois quando um mangaka enche muito de reticulas parece que deixa a página poluída visualmente.

Os personagens protagonistas: Moritaka Mashiro, que é o desenhista, e Akito Takagi que é o roteirista (qualquer semelhança com os autores é mera coincidência rsrs) são muito cativantes, achei muito fofo eles criarem um personagem romântico que nem o Moritaka ^^ e tão companheiro como o Akiko.

Nesse primeiro volume também somos apresentados a Azuki, uma menina doce e tímida que sonha em ser dubladora, e é a musa inspiradora do Moritaka, achei ela bem o perfil do que é esperado de uma mulher japonesa: delicada, feminina e com aquele “Q” de beleza inocente. Enfim leiam pra ver se concordam comigo.

Bakuman é um leitura bem divertida (me peguei rindo em muitos trechos do mangá) e pode quebrar muitos preconceitos assim como aconteceu comigo, esperava que se tratasse de algo super sem graça e cheia de detalhes técnicos mas estava errada, então quem puder dê uma chance, vale a pena.

Notas:
*Mangá: Como são chamados as histórias em quadrinhos no Japão.
*Shonen Jump: importante revista de quadrinhos e com grande circulação no Japão. Reúne muitas histórias em um só volume por isso é chamada de antologia.
*Death Note: Mangá anterior dos autores.
*Shinigami: são tidos como os deuses da morte ou espíritos da morte no Japão.
*Retículas: São formadas por pequenos pontinhos que dão efeito de textura, largamente usadas em mangás.

3 comentários:

  1. Primeiramente queria parabenizar sua resenha. Parabens!!!!!!!!!!!
    Eu comecei a ler o mangá bakuman ha pouco tempo e assim como voce achei a história bem diferente dos outros mangás que eu conheço. Achei que a história ia ser monótona e sem graça, mas me enganei,pois me prendi na história logo de começo, já que bakuman possui caracteristicas que eu gosto em um mangá como: romance, comédia e claro um suspensezinho.
    Outra coisa interessante de notar é que nós passamos a conhecer o mundo dos mangakas (que não é tão facial como eu pensei que fosse) e aprende alguns termos dessa profissão.
    Recomendo esse mangá pra quem quer ler algo diferente e não deixem de assistir ao anime que é bem legal também.
    Jane

    ResponderExcluir
  2. Obrigado JoJo pelo seu comentário ^^
    e aguarde mais resenhas de Bakuman, pois como vc disse é realmente muito viciante!!

    ResponderExcluir
  3. Faz um tempão que não leio mangás, mas me interesse por esse! Deve ser realmente incrível ser mangaká! Já está na lista dos "must read".

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Two Airheads Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea